top of page
Dermatologia-clínica-drapaulayume.jpeg

Dermatologia Clínica

A dermatologia clínica faz parte do atendimento básico de todo médico dermatologista. Nessa análise, o médico dermatologista realiza o exame completo da pele e seus anexos (cabelos, unhas, mucosas) para avaliar alterações relacionadas à queixa do paciente, mas também buscar outras possíveis alterações cutâneas que podem não ter sido o motivo inicial da consulta, como cânceres de pele.

 

O diagnóstico dermatológico é predominantemente clínico, ou seja, é feito através da história do paciente e do padrão das lesões de pele vistos no exame dermatológico. Quando há dúvida diagnóstica, uma biópsia pode ser realizada para auxiliar no raciocínio clínico.

Existem mais de 3000 doenças na Dermatologia que o médico dermatologista é treinado para diagnosticar e tratar em crianças, adultos e idosos.

Acne

É uma doença da unidade pilossebácea, ou seja, do folículo do pelo e sua glândula de sebo associada.

Câncer de pele

  • Carcinoma Basocelular

  • Quimioprevenção

Molusco

Contagioso

O molusco contagioso é a manifestação na pele de uma infecção causada por um poxvírus. É mais comum em crianças, mas pode também acometer adultos.

Verruga viral e condiloma acuminado

A verruga viral é uma manifestação na pela da infecção pelo HPV de baixo risco.

Bromidrose

Bromidrose é o nome médico dado para o suor forte com muito cheiro, causa comum de busca ao consultório de dermatologia.

Cistos Sebáceos

Os cistos epidermóides ou epidérmicos são um dos tipos mais comuns de cistos da pele.

Queratose

seborreica

Tumor benigno comum, comumente pigmentado, e de textura graxenta, mais frequente nos idosos.

Calosidade plantar

e clavus

Calosidades e clavus estão entre as afecções cutâneas mais comuns e, por localizarem-se nos pés, podem ser fonte de desconforto, dor e dificuldade de marcha.

Hiperhidrose

Hiperhidrose é o nome médico dado ao excesso de suor.

Urticária

Urticária

bottom of page