top of page

Roupas com fotoproteção


A proteção contra radiação ultravioleta das roupas é chamada Ultraviolet Protection Factor (UPF), e indica quanto de radiação ultravioleta (UVB e UVA) atinge sua pele através de um tecido.


Roupas que contém UPF em seu tecido são avaliadas em laboratório e certificadas para que possamos confiar que essas roupas entregarão a proteção solar que queremos.


Um tecido deve ter um UPF de pelo menos 30 para ser considerado adequado para proteção solar. Entre 30-49 considera-se uma fotoproteção muito boa. Acima de 50, é excelente e recomendada. Um tecido com UPF 50, por exemplo, bloqueia 98% da radiação.


Como é obtida essa proteção solar na fabricação das roupas com UPF 30+?


As peças passam por um banho químico aquoso para reforçar os níveis de proteção.


Os tecidos sintéticos — aqueles que são feitos de poliamida e fibras de poliéster — têm, em sua base de fabricação, o dióxido de titânio.


Já às peças em algodão é incorporado um aditivo fotoprotetor com o objetivo de absorver os raios UV.


Como é feito o controle do valor do UPF?


O órgão responsável pela certificação do UPF nos tecidos no Brasil é o Inmetro.

Laboratórios credenciados pelo Inmetro realizam testes a partir dos critérios da Arpansa, com a finalidade de quantificar a proteção UV das roupas.


A Arpansa, é um órgão australiano autoridade em radiação ultravioleta, que criou critérios para avaliar a proteção UV nos tecidos.


Internacionalmente reconhecida, sua norma de Avaliação e Certificação de Proteção Solar para Vestuário é utilizada como parâmetro em diversos países do mundo.


Lembre-se: UPF não é a mesma coisa que FPS!


O FPS (fator de proteção solar) refere-se à quantidade de tempo que sua pele está protegida de ficar vermelha pelo efeito da radiação UVB, quando usando o protetor solar.


Referências:


Yoshida MM, Esposito ACC, Miot HA. UVB, UVA, and visible light (blue-violet range) transmittance of clothing used in Brazil. An Bras Dermatol. 2020 Nov-Dec;95(6):768-770. doi: 10.1016/j.abd.2020.03.017. Epub 2020 Sep 12. PMID: 32972814; PMCID: PMC7672391.


bottom of page