top of page

Maquiagem caseira


Quais os principais riscos?


As maquiagens caseiras, por não serem reguladas por nenhuma agência ou serem testadas clinicamente antes do uso, podem potencialmente causar problemas no contato prolongado com a pele.


Por exemplo, a ausência de preservativos - substâncias cuja função é impedir o crescimento bacteriano e fúngico nesses produtos - facilita a proliferação desses microorganismos, auxiliada ainda pelo fato de que muitos dos ingredientes das maquiagens caseiras são justamente alimentos. Por isso, recomenda-se usar o produto no mesmo dia em que for feito.


Além disso, alguns ingredientes vegetais usados nesse tipo de maquiagem contêm substâncias químicas que podem sensibilizar a pele à luz, levando a manchas ou reações inflamatórias, chamadas de fototóxicas e fotoalérgicas.


É possível ainda, que componentes químicos presentes nessas substâncias acabem causando irritação na pele, como as chamadas dermatites de contato.


Qual o risco de reações alérgicas?


Não há estudos epidemiológicos sobre a prevalência de reações alérgicas específicas a maquiagens caseiras. Além disso, muito provavelmente, essa informação seria subestimada, tendo em vista que muitas pessoas talvez não procurassem auxílio médico e simplesmente suspendessem o uso do produto.


No entanto, há diversos componentes químicos que podem causar as dermatites de contato ditas acima, seja pela interação entre essa substância e a pele específica de uma pessoa, seja pelo fato de que algumas características, como pH, concentração e oxidação dos produtos utilizados, não são controladas em processos caseiros e podem agredir o equilíbrio da pele.


Que tipos de problemas de pele prévios podem ser agravados pelo uso de maquiagens caseiras?


A pele de pessoas que já apresentam condições inflamatórias crônicas de base, como alguns tipos de dermatites, por não conseguir desempenhar seu papel de barreira com eficiência, separando o meio externo do interno, torna-se mais permeável, permitindo que os ingredientes desses produtos penetrem na pele e agravem essas condições.


Além disso, dependendo do ingrediente utilizado, pode-se manchar a pele quando exposta ao sol ou causar uma inflamação que, também quando exposta à luz, pode pigmentar levando a manchas.


Quais ingredientes podem ser prejudiciais à pele?


Todos os ingredientes têm potencial de causar reações alérgicas à pele pois isso depende da interação individual entre o produto e o sistema imune da pessoa em questão. Por isso, recomenda-se testar o produto em uma área pequena da pele antes de utilizá-lo.


Além disso, a própria textura do produto, se utilizado por exemplo como esfoliante, pode ser muito agressiva para alguns tipos de pele mais sensíveis ou que já estejam inflamadas, piorando a condição.


Apesar de naturais, óleos, alguns tipos de frutas e legumes, em especial os cítricos e alguns temperos e iguarias podem apresentar riscos de irritação da pele ou manchas quando expostos à luz.

bottom of page