top of page

Você sabe o que significa o FPS do protetor solar?


Para entender o que é o FPS, precisamos, primeiro, falar sobre Radiação Ultravioleta.

 

A radiação ultravioleta (RUV) é um espectro específico de diversos comprimentos de onda, que interage com o tecido vivo - no caso, a pele - e causa nela mudanças bioquímicas e fisiológicas, como queimaduras, envelhecimento precoce e aumento do risco de câncer de pele.

 

A RUV é dividida em três grupos de comprimentos de onda:

●      UVA (320-400nm)

●      UVB (290-320 nm)

●      UVC (200-290 nm)

 

O alcance da UVA (comprimentos de onda mais longos) é associado com menor energia, UVB com energias intermediárias e UVC com maior energia.

 

Aproximadamente 80-90% da UVA e apenas 1-10% do UVB alcançam a superfície da terra. UVC é completamente barrada pela atmosfera da terra. 

 

A UVA penetra mais profundamente na pele, causando destruição de colágeno, envelhecimento e bronzeamento. Já UVB é responsável por queimar a pele.

 

Ambos são responsáveis pela formação de câncer de pele: UVB causa dano direto no DNA e UVA causa dano indireto através de formação de espécies reativas de oxigênio, de maneira que ambos devem ser protegidos pelo protetor solar. Até recentemente, os protetores eram focados em proteger apenas contra a UVB, mas atualmente têm incluído também proteção contra UVA.

 

O FPS (fator de proteção solar) que aparece nos produtos de proteção solar se refere apenas à habilidade do produto em proteger a pele da queimadura solar (ou seja UVB) e se questiona se seria uma medida confiável para avaliar a proteção também contra UVA, com alguns estudos negando essa correlação. (Portanto, a melhor proteção é não se expor)

 

Por definição, FPS é uma medida de quanta energia solar (UVB) é necessária para produzir queimadura na pele protegida com o protetor solar. Quanto maior seu valor, maior a proteção à queimadura.

 

Mas lembre-se: esse valor de FPS somente é válido, se aplicarmos o protetor solar na quantidade indicada e repassarmos com frequência!

Comments


bottom of page